Curso

Curso de Extensão em Economia da Cultura
A economia da cultura tem ocupado cada vez mais espaço nas discussões contemporâneas, dialogando com temas candentes como desenvolvimento, políticas públicas, sustentabilidade, turismo, diversidade cultural, meio ambiente, gestão cultural e direitos de propriedade intelectual. Tema ainda embrionário no Brasil, a economia da cultura tem importância fundamental para que consigamos garantir que a cultura seja reconhecida como investimento e não despesa. Investimento em nossos valores, em nossa criatividade, na imagem de nosso país internamente e no exterior e na geração de emprego, renda e inclusão socioeconômica.

Objetivo
Oferecer ao aluno uma visão panorâmica da economia da cultura, conciliando os mundos econômico e cultural e aprimorar sua capacidade de analisar as tensões e interações que se estabelecem entre interesses nacionais e internacionais, setores econômicos e agentes público e privado com relação à cultura e seu potencial econômico.

Público
Ministrado em linguajar acessível, o curso se dirige a gestores públicos e privados, sociólogos, produtores culturais, economistas, comunicadores, jornalistas, profissionais de relações internacionais, estudantes e interessados em geral.

Programa
Aula 1 - Economia da cultura e desenvolvimento – estratégias nacionais e panorama global 
Profs.: Ana Carla Fonseca Reis – ONU e Garimpo de Soluções & Adair Rocha – MinC/RJ
Economia, cultura e desenvolvimento são três conceitos complexos e entrelaçados. Discutiremos nesta aula como eles se relacionam em um processo de produção, distribuição e demanda, os instrumentos de correção de falhas de mercado, os fluxos internacionais de bens e serviços culturais e porque recursos destinados à cultura são um investimento, não uma despesa. 

Aula 2 – Introdução à economia – uma abordagem prática 
Profs.: Leandro Valiati – UFRS & Cristina Lins - IBGE
A economia costuma ser encarada como uma ciência excessivamente racional e hermética aos não-iniciados. Veremos aqui como a economia lida com a dicotomia entre justiça distributiva e eficiência no uso de recursos e entenderemos princípios e conceitos básicos de economia, reconhecendo-os no nosso dia-a-dia.

Aula 3 – Fluxos econômicos e cadeias setoriais 
Profs.: Luiz Carlos Prestes Filho – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico & Carlos Frederico Barros – PROJAC.
As cadeias setoriais são facilmente analisadas em setores manufatureiros e mesmo no setor de serviços. Entenderemos nesta aula como é possível mapear os fluxos econômicos e as cadeias setoriais da cultura, identificar os elos de maior valor e como essas cadeias se configuram no campo cultural. 

Aula 4 – O tangível e intangível da produção cultural 

Profs.: Francis Mizputen – ICCV & Fábio Ferreira – Rio Cena Contemporânea
Os bens e serviços culturais se caracterizam por navegar paralelamente nas dimensões econômica e simbólica. Debateremos neste encontro como o intangível cultural pode ser valorado, quais as métricas utilizadas para considerá-lo e como se precifica um bem ou serviço cultural no mercado. 

Aula 5 – Festivais, feiras, canais de circulação 
Profs.: Paulo Miguez - UFRB & Tânia Pires – FESTLIP - Festival de Teatro da Língua Portuguesa
A distribuição é um dos grandes gargalos da dinâmica cultural, limitando o acesso e o conhecimento da pujante produção cultural. Analisaremos nesta aula o papel dos canais alternativos de distribuição e circulação de conteúdo cultural e o envolvimento que cabe ao público, ao privado e à sociedade civil. 

Aula 6 – Direitos de propriedade intelectual – os dois lados da moeda 
Profs.: Sydney Sanches - ABGC & Rita Pinheiro Machado - INPI
Os direitos e propriedade intelectual foram criados para recompensar, moral e financeiramente, o criador de uma obra intelectual. Discutiremos nesta aula a tensão gerada entre os incentivos individuais e o acesso coletivo, o grau de adequação da legislação atual e o surgimento de modelos alternativos de remuneração do autor. 

Aula 7 – Impacto das tecnologias na produção, na distribuição e no consumo culturais 
Profs.: Eliane Costa – Petrobras & Ivan Lee - GNT
As novas tecnologias abrem um leque de novas possibilidades de produção, distribuição e consumo de conteúdos culturais. Veremos aqui as relações entre economia, cultura e tecnologia, as novas dinâmicas que se estabelecem e o risco de que exclusão digital leve a exclusão cultural. 

Aula 8 – Gestão de espaços culturais – uma abordagem contemporânea 
Profs.: Kátia de Marco – UCAM/ABGC & Marcos Mantoan – CCBB/RJ
Os espaços culturais são ao mesmo tempo canais de circulação, fruição e produção de cultura. Estudaremos aqui os pilares que pautam seu planejamento estratégico, o relacionamento entre o espaço e seu público e os efeitos das novas mídias em sua atuação. 

Aula 9 – Cidades criativas, turismo cultural e regeneração urbana 
Profs.: Ana Carla Fonseca Reis – ONU e Garimpo de Soluções & Heliana Marinho – Sebrae/RJ
Cidades criativas são normalmente associadas a algumas cidades globais de grande efervescência, como Londres e Barcelona. Analisaremos aqui como cidades de diversos portes têm encontrado soluções para sobrepujar seus problemas ao voltar-se para sua própria essência, transformando assim seu tecido socioeconômico e valorizando sua cultura. 

Aula 10 – Políticas culturais – situação nacional e contraponto mundial 
Profs.: Lia Calabre – Fundação Casa de Rui Barbosa & Kátia de Marco – Subsecretária de Cultura de Niterói
As políticas culturais interagem crescentemente com outras políticas, como econômica, educacional, ambiental, do turismo e das relações internacionais. Discutiremos neste encontro o histórico das políticas culturais, seus objetivos, pressupostos, obstáculos e o papel dos agentes público, privado e da sociedade civil em seu desenho, implementação e monitoramento. 

Coordenação de conteúdo
Prof. Ana Carla Fonseca Reis
Mestre em Administração de Empresas (USP), Administradora Pública (FGV/SP), Economista (USP). Fundadora da empresa “Garimpo de Soluções – economia, cultura e desenvolvimento”. Consultora em economia criativa para a ONU, Assessora de Economia da Cultura do Secretário da Cultura do Estado de São Paulo. 

Coordenação Acadêmica 
Prof. Ms. Kátia de Marco
Graduada em Ciências Sociais e mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense.  É membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte - ABCA. É fundadora e presidente da Associação Brasileira de Gestão Cultural - ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e Sociais - PECS, da Universidade Candido Mendes, onde também coordena o MBA em Gestão Cultural, o MBA em Gestão Social, a Pós-graduação em Produção Cultural e a Pós-graduação em Vinho e Cultura.
Implantou e coordena o Projeto Niterói Artes da Fundação de Arte de Niterói (1998/2003/2009) e também  responde pela Subsecretaria de Planejamento Cultural de Niterói/RJ. 
http://lattes.cnpq.br/0112699814996353

Metodologia
O curso é estruturado em 10 aulas, tendo cada uma 4 horas de embasamento conceitual com um professor especialista no tema e 2 horas de vivência com um profissional atuante em instituições referenciais na área. O curso terá assim uma dinâmica interativa, ilustrando pilares conceituais com muitos exemplos práticos, a fim de oferecer as condições para uma reflexão embasada acerca dos temas que entrelaçam economia, cultura e desenvolvimento. 

Previsão de início: Agosto de 2010 
Dias:
 sábados quinzenalmente 
Carga Horária: 
60h 
Investimento:
 curso completo - R$ 390,00 (5 parcelas mensais, totalizando R$ 1.950,00)
aulas individuais – R$ 200,00 (cada)
Serão emitidos certificados, para os inscritos no curso integral.
Será dado desconto de 10% para matrículas antecipadas.
O curso poderá ter sua data alterada, caso não atinja o quorum mínimo de alunos.
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