Conteúdos

Mesa I | A Cultura no cenário brasileiro - contexto e futuro
Kátia de Marco
Visão ampliada da cultura na atualidade / a intensificação do diálogo entre cultura, desenvolvimento e sustentabilidade / o potencial econômico da cultura / a profissionalização dos setores culturais e a importância organizacional nas ações e instituições culturais/ o impacto das novas tecnologias na produção, na distribuição e consumo culturais.

Bibliografia


APPADURAI, Arjun. A Vida Social das Coisas – as mercadorias sob uma perspectiva cultural, Editora EDUFF, Niteroi, 2008
BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na época de sua Reprodutibilidade Técnica. Sociologia da Arte. Editora Zahar, Rio de Janeiro, 1969.

BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo, Editora Prespectiva, 1974.

CABRAL, Muniz Sodré de Araújo. Reinventando a Cultura: A Comunicação e seus produtos. Petrópolis: Vozes, 1996.

CASTRO, Ana Lúcia Staines de. O Museu do Sagrado ao Segredo. FAPERJ, Editora Revan, Rio de Janeiro, 2009

COELHO NETO, José Teixeira. Usos da Cultura:políticas de Ação Cultural. Rio de janeiro. Editora Paz e Terra, 1986.

_________. Dicionário Crítico de Política Cultural. São Paulo: Iluminuras, 1997.

CUÉLLAR, Javier Pérez de (org.) Nossa Diversidade Criadora. Relatório da Comissão Mundial de Cultura e Desenvolvimento. Campinas/Brasília: Papirus/Unesco, 1997.

DRUCKER, Peter F., Desafios Gerenciais para o Século XXI. São Paulo: Pioneira/ Thomson, 4. Ed., 2001.

DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e Cultura Popular. São Paulo: Perspectiva, 2001.

GARCIA CANCLINI, Nestor. Culturas Híbridas – Estratégias para entrar e sair da Modernidade. São Paulo: Edusp, 2000.

HARVEY, David. Condição Pós-moderna. São Paulo. Edições Loyola, 1992.

HUYSSEN, Andreas. Memórias do Modernismo. Rio de Janeiro¸ editora da UFRJ, 1997.

JAMESON, Frederic. Espaço e Imagem- teorias do pós-moderno e outros ensaios. Rio de Janeiro,editora da UFRJ, 1995.

LARAIA, Roque. Conceito Antropológico de Cultura.

LYOTARD, Jean-François. A Condição Pós-Moderna. Lisboa, Portugal, Editora Gradiva, s.d.

DE MARCO, Kátia . Ciberate – delineamentos de uma nova Linguagem. Dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2000.

MARX, Karl. O Capital.

RAMOS, Luciene Borges. Centros de Cultura, Espaços de Informação – um estudo sobre a ação do Galpão Cine Horto. Editora Agumentum, Belo Horizonte, 2008.

REIS, Ana Carla Fonseca. Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável – o caleidoscópio da cultura. Editora Manole, São Paulo, 2007.

TOLILA, Paul. Cultura e Economia. Itaú Cultural. Editora Iluminuras, São Paulo, 2007.

TORAL, Hernán Crespo. Nuevas Perspectivas a las Relaciones entre La Cultura y el Desarrollo.In JÉLIN, Elizabeth ET AL., Cultura e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Edições FNC/ Funarte/ MinC, 2000.

YÚDICE, George. A Conveniência da Cultura: usos da cultura na era global. Belo Horizonte. Editora da UFMG, 2004.


Mesa II | Economia da cultura – uma abordagem prática
Leandro Valiati
Traduzindo e descomplicando a economia / princípios e conceitos básicos de economia reconhecidos no dia-a-dia e aplicados ao campo cultural/ o papel das esferas pública e privada e à sociedade civil/ experiências de conscientização, formação e capacitação em economia da cultura, já desenvolvidas no Brasil /a inserção estratégica da economia da cultura nas políticas culturais.
Bibliografia
BAUMOL, W. J.; BOWEN, W.G. Performing Arts: The Economic Dilemma. Londres: Cambridge, 1966.


BECKER, Gary. Human Capital. New York: Columbia University Press, 1964

BENHAMOU, Françoise. A Economia da Cultura. Cotia: Ateliê, 2007.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 2005, v.1.

BOURDIEU, Pierre. A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. São Paulo: Zouk, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Amor pela Arte. São Paulo: Zouk, 2003

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas. São Paulo: Edusp,1997
  
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Unesp. 2001

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007.

EAGLETON, Terry. A ideia de Cultura. São Paulo: Unesp, 2005.

FEATHERSTONE, Mike.   Cultura de consumo e pós-modernismo.  São Paulo: Studio Nobel, 1995


FREY, Bruno. La economia del arte. Colección Estúdios Econômicos. Barcelona: La Caixa, 2005.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989

GODELIER, Maurice. Racionalidade e irracionalidade na economia. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1979.

HEILBRUN, James; GRAY, Charles M. The Economics of art and culture. United States: Cambridge University Press, 2001

LEITE, Rogério Proença. Contra-usos da cidade: Lugares e espaço público na experiência urbana contemporânea. Campinas: Unicamp, 2005.

McCRACKEN, Grant. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Mauad: Rio de Janeiro, 2003
  
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Memória História e Cidade: lugares no tempo, momentos no espaço. Uberlândia-MG: ArtCultura, v.4, n. 4, p. 23-25. 2002.

REIS, Ana Carla Fonseca. Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável: O Caledoscópio da Cultura. São Paulo: Manole, 2006

ROSEN, S. Hedonic prices and implicit markets. Journal of Political Economy, v.82, p.35-55, 1974.


Mesa III | Economia da cultura e desenvolvimento – estratégias nacionais e panorama regional 
Ana Carla Fonseca Reis
Economia, cultura e desenvolvimento - conceitos complexos e entrelaçados/ a interação desses conceitos como estratégia para o desenvolvimento sustentável dos estados / a contribuição de instrumentos e marcos regulatórios para maximizar resultados das ações culturais / visão da economia da cultura de forma sistêmica, considerando especificidades locais e fluxos internacionais de bens e serviços culturais / a tensão gerada pelos direitos de propriedade intelectual, em especial em regiões nas quais há uma profusão de saberes e fazeres culturais tradicionais /o papel do turismo cultural e da economia criativa nessa discussão.



Bibliografia
CRIBARI, Isabela (Org.), Economia da Cultura. Recife: Massangana, 2009

FURTADO, Celso, Cultura e Desenvolvimento em Época de Crise. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984

GARCÍA CANCLINI, Néstor, Diferentes, Desiguais e Desconectados. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004

VALIATI, Leandro e FLORISSI, Stefano, Economia da Cultura – Bem-estar econômico e evolução cultural. Porto Alegre: UFRGS, 2007

REIS, Ana Carla Fonseca, Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável – o Caleidoscópio da cultura. São Paulo: Manole, 2006

______. Marketing Cultural e Financiamento da Cultura. São Paulo: Thomson Learning, 2002

REIS, Ana Carla Fonseca (Org.), Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento. São Paulo: Garimpo de Soluções e Itaú Cultural, 2008

REIS, Ana Carla Fonseca e DE MARCO, Kátia (Org.), Economia da Cultura – Ideias e vivências. Rio de Janeiro: e-livre, 2009

SEN, Amartya, Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2004

UNCTAD, Creative Economy Report. Genebra, 2008

YÚDICE, George, A Conveniência da Cultura. Belo Horizonte:  Editora UFMG, 2004


Palestrantes Convidados
Marcelo Rangel de Lima
Secretário-adjunto de Estado de Cultura de Sergipe

Ana Souza
Coordenadora Geral de Estudo Econômicos e Sociais - SUFRAMA